sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2007 - 6º ANO

No carnaval centenário de 2007 (pois naquele ano o gênero musical Frevo comemoraria 100 anos) as reverências da Trupe Lírico Musical Um Bloco em Poesia foram dirigidas ao múltiplo artista Antônio Carlos Nóbrega. O tema sugestivo para aquele momento ímpar foi Brincantes do Cavalo Marinho




Os motivos trazidos do Cavalo Marinho por Francisco Câmara, ajudaram a criar fantasias chamativas e diferenciadas. Novos adereços, como o espelho, a pandeireta e as fitas coloridas foram bem representativos daquele folguedo. As cabeças, tanto a feminina, quanto a masculina, destacaram-se e renderam as atenções pelas ruas.  


Um frevo-de-bloco com o mesmo título-tema foi composto por João Araújo e Dalva Torres. A concepção da letra da música pretendeu descrever flashes das encenações que o Cavalo Marinho promove, sob o comando dos silvos do apito do Mestre e a representação das demais personagens que compõem o folguedo, no varar das madrugadas nordestinas.

Brincantes do Cavalo Marinho
João Araújo & Dalva Torres

Soou o apito agora
Está na hora
De mudar a encenação
Nesse teatro popular em ação
Apita o Mestre, Senhor Capitão...

E chama essa gente querida à brincar
Que a vida é a semente, do povo, a união,
Que a voz é uma lança e o som, um luar,
Meu sangue é uma dança, meu verso, um brasão


Soou o apito agora
Está na hora
De mudar a encenação
De Catirina ou rabeca na mão,
Encanta a menina, Mateus, Bastião,

“Tirando” na sorte, eu faço sorrir
Recebo aplausos na improvisação
De boi ou soldado, eu vou me vestir...
Acerto no alvo com a evolução


Soou o apito agora
Está na hora
De mudar a encenação
Seja no palco ou seja no chão,
O que importa é sorrir com toda paixão

No teatro da vida, meu sonho festeiro,
Brilhando no espelho, de fita coral,
Eu sou um brincante pro ano inteiro
Sou dama ou galante pro meu carnaval



Também integrando-se na agenda do Um Bloco em Poesia para o carnaval de 2007, foi lançado o livro 100 Anos de Frevo - uma viagem nostálgica com os mestres das evocações carnavalescas de autoria de João Araújo, Margarida Pereira e Maria José Gomes. A obra, editada pela Editora Baraúna, reuniu 150 pequenas biografias de poetas-compositores que defenderam e defendem a música carnavalesca de todos os tempos.


Sem comentários: