sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2006 - 5º ANO


Em 2006, a Rádio pernambucana foi quem recebeu os tributos e aplausos pelas ruas, palcos e salões do Recife. Para tanto, foram convidados radialistas ligados às manifestações culturais pernambucanas, que por vários anos se dedicam à produção de programas em defesa das raízes folclóricas, dos folguedos, da história da cultura popular nordestina e, particularmente, do gênero Frevo: Miriam Leite, Hugo Martins, Renato Phaelante e Ivan Ferraz.


Impulsionado por toda a riqueza temática que a história do Rádio brasileiro fornece, Francisco Câmara criou a fantasia feminina, baseado nas cantoras do Rádio e das vedetes do Teatro de Revista, que durante largos anos foram os heróis dos ouvintes brasileiros. Assim também, a fantasia masculina fez recordar os músicos que acompanhavam as vozes radiofônicas da época, conhecida como a velha guarda.




Uma música foi composta especialmente por João Araújo e Dalva Torres para ilustrar as festividades. A letra da música, intitulada Alô, Alô Recife, contém citações de vários programas de Rádio, que se dedicam à divulgação do Frevo. Algumas dessas citações referem-se a programas criados e apresentados pelos próprios homenageados daquele ano.

Alô, Alô Recife
João Araújo & Dalva Torres


Alô, Alô, Alô Recife,
Um Bloco fala em poesia pra você
Notícias frescas sobre o brilho dessa gente
Alegremente desfilando pra te ver

Alô, Pastora iluminada,
A madrugada aguarda evoluções
Os corações aguardam tua chegada
Sintonizada na aurora das canções

Quero ouvir a folia:
O Bloco está na Rua,
Hoje O Tema é Frevo
E eu devo entrar na sua

Quero sentir a alegria:
Que sempre Deus me deu
Carnaval Dois mil e Sempre
Pernambuco você é Meu !


Sem comentários: