domingo, 25 de dezembro de 2011

2004 - 3º ANO


O ano de 2004 pode ser considerado um "divisor de águas" na programação da Trupe Lírico-Musical Um Bloco em Poesia. A partir deste ano, inicia-se uma nova fase, onde o grupo resolve pôr em prática um projeto inusitado: homenagear, durante as suas apresentações e desfiles pelas ruas do Recife Antigo, personalidades da cultura pernambucana, em geral, e poetas e escritores, em particular.

Para tal, abre as festividades do ano de 2004, homenageando esse importante representante da cultura brasileira: o Mestre Ariano Vilar Suassuna. O tema escolhido para ilustrar as comemorações daquele ano foi Poesia, uma Mulher vestida de Sol (inspirado na obra Uma Mulher vestida de Sol de Ariano Suassuna, publicada em 1947). A fantasia foi elaborada pela estilista Xuruca Pacheco e recebeu um tom rústico e diferenciado, bem ao estilo armorial da obra de Ariano Suassuna. Além disso, os compositores João Araújo e Adalberto Cavalcanti elaboraram uma música especialmente para o evento, intitulada Monumento Armorial. Esta composição é dividida em três movimentos: excelência, maracatu e frevo-de-bloco. 

Monumento Armorial
João Araújo e Adalberto Cavalcanti

(Andamento: Inselência)
- Meu Império:
Os meus Sertões...
Guerreiro meu:
O Cantador...

- Meu Cajado:
Os meus Brasões...
A minha Fé:
Meu Grão Senhor...

(Andamento: Maracatu)
- Sou Monarca de Taperoá,
Cavaleiro vestindo Gibão...
Vou no Verbo da Pedra do Reino,
Na Cantiga da Povoação
Vou no Verbo da Pedra do Reino,
Na Cantiga da Povoação

(Andamento: Frevo-de-Bloco)
No reluzir da Lança e do Escudo,
Eu ergo tudo à Pena, minha Lei,
Num bravo Gavião Real traquino
Desde menino, flutuo como um Rei

Canto fogoso entre o Ouro e o Pó,
Meu Deus é Fogo a Brasa do Sertão...
Reúno então as armas desse jogo
O Fabuloso, o sonho, a encenação

E Ilumino o Verso com minha gravura...
Profetizo a Vida com o meu cantar...
E decifro meu Brasil Medieval
Realizando com bravura
O Monumento Armorial...


A orquestra e os componentes ensaiaram a música e no grande dia do desfile (segunda-feira de carnaval), o grupo desfilou e recebeu o poeta e escritor Ariano Suassuna no Palco do Marco Zero.





A homenagem assim estava consagrada com a participação efetiva do homenageado, que cantou e festejou junto com o Bloco e recebeu os aplausos do público presente.




Sem comentários: