sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

2015 - 14º ANO


Prestes a completar 15 Anos de existência em 2016, a Trupe Lírico Musical Um Bloco em Poesia anuncia uma série de novidades que fazem parte dos preparativos para esta data importante. Entre essas novidades, temos a alegria de informar do lançamento de mais um CD, intitulado Um Bloco em Poesia – 15 Anos e da homenagem que o Bloco fará ao músico, produtor, compositor e cantor Luciano Magno no Carnaval de 2015. Facebook do Bloco: link.


Este ano o Bloco desfilou com o tema O Império Egípcio na Poesia de um Bloco. As fantasias masculinas e femininas foram elaboradas pelo estilista Francisco Câmara: os homens saíram fantasiados de Faraós e as mulheres de Rainhas Cleópatras. Juntamente com essas duas alas, seguiu ainda a bela e charmosa ala infantil. Todos os componentes desfilaram com muito brilho, levando para as ruas e salões uma luminosa riqueza de detalhes em padrarias. A alegria de Um Bloco em Poesia contagiou a todos com muito sorriso e encanto, fazendo, por onde passou, o público todo delirar e se emocionar.


Rute Farias e João Araújo



Agenda


10.01.2015 (Sábado) 16:00hs.: Lançamento do CD Um Bloco em Poesia - 15 Anos e homenagem a Luciano Magno, no Paço do Frevo, Recife.

15.01.2015 (Quinta-feira) 19:00hs.: Lançamento do CD Um Bloco em Poesia - 15 Anos e homenagem a Luciano Magno, no Palácio do Galo, Rua da Concórdia, Recife.

16.01.2015 (Sexta-feira) 19:00hs.: Apresentação do Bloco, Projeto "Acerto de Marcha", no Pátio de São Pedro, Recife.

23.01.2015 (Sexta-feira) 19:00hs.: Lançamento do CD Um Bloco em Poesia - 15 AnosMercado da Ribeira, Olinda.

23.01.2015 (Sexta-feira) 20:00hs.: Apresentação no Círculo Militar, Projeto Getúlio/Caixa.

01.02.2015 (Domingo) 15:00hs.: Apresentação na Orla da Avenida Boa Viagem, 2° Jardim, no Projeto REC Turismo.

01.02.2015 (Domingo) 16:00hs.: Cortejo e apresentação no evento "Aurora dos Carnavais", Rua da Aurora, Recife.

03.02.2015 (Terça-feira) 15:00hs.: Passeio turístico Catamaran, Recife.

05.02.2015 (Quinta-feira) 19:00hs.: Apresentação no Palácio do Galo, Rua da Concórdia, Recife.

06.02.2015 (Sexta-feira) 10:00hs.: Apresentação como voluntário na AACD, Recife.

06.02.2015 (Sexta-feira) 20:00hs.: Apresentação no Baile Monumental, Olinda.

07.02.2015 (Sábado) 13:00hs.: Cortejo no Bairro do Espinheiro, Projeto "Turismo e Lazer" Recife.

09.02.2015 (Segunda-feira) 20:00hs.: Apresentação no Palco da Praça do Arsenal da Marinha, Recife Antigo.

10.02.2015 (Terça-feira) 19:00hs.: Cortejo no Projeto "Terça Lírica", Olinda. Concentração em frente à Prefeitura de Olinda.

13.02.2015 (Sexta-feira) 08:00hs.: Apresentação no Colégio Jesus Crucificado, Recife.

13.02.2015 (Sexta-feira) 20:00hs.: Cortejo na Cidade de Paudalho. Concentração na Praça do Derby, em Recife, às 18:00hs.

14.02.2015 (Sábado) 21:00hs.: Apresentação em Timbaúba, Pernambuco. Concentração na Praça do Derby, em Recife, às 18:00hs.

15.02.2015 (Domingo) 15:00hs.: Cortejo no Corredor do Frevo. Concentração na Rua da Moeda às 15:00hs.

15.02.2015 (Domingo) 19:00hs.: Apresentação no 3° Jardim, em Boa Viagem, Recife.

16.02.2015 (Segunda-feira) 18:40hs.: Desfile Oficial do Bloco com apresentação no Palco do Marco Zero. A concentração do Bloco é na Casa da Cultura às 15:00hs.



Convite para a Festa de Lançamento do CD




O CD Um Bloco em Poesia – 15 Anos

O CD Um Bloco em Poesia – 15 Anos é mais uma realização da Trupe Lírico Musical Um Bloco em Poesia e conta com a produção e idealização dos parceiros musicais João Araújo e Luciano Magno. A obra traz participações especiais de intérpretes como o próprio Luciano Magno (produtor artístico e musical do CD) além de André Rio, Dalva Torres, Nuca Sarmento, Valéria Moraes, Benil, Voz do Capibaribe, Lara Klaus e Kelly Oliveira.

Uma parte do repertório do CD reúne músicas inéditas e a outra parte é constituída por músicas já premiadas em Festivais locais. Trata-se de um CD com gêneros variados como o frevo-de-bloco, o frevo-canção, o maracatu e o caboclinho. Um repertório bastante dinâmico, com arranjos musicais modernos transmitindo, ao mesmo tempo, alto astral e energia renovada e, por outro lado, não deixando de caminhar na atmosfera dos valores tradicionais de Pernambuco.



Essa marca cultural pode ser comprovada no conteúdo das canções. Só para citar alguns exemplos, o maracatu Xequerê de Calunga (autoria de João Araújo e Luciano Magno) contém em seu pano de fundo uma referência à famosa Noite dos Tambores Silenciosos, que ocorre toda segunda-feira de Carnaval no Pátio do Terço. Já em Recife Amanheceu em Mim (autoria de João Araújo e Luciano Magno com a interpretação de Valéria Moraes), pode-se escutar uma verdadeira jornada lírica pelos valores da tradição e que acaba por passar por pontos inesquecíveis da Cidade do Recife como os mercados da Madalena e de São José. A própria cidade do Recife e o seu espírito boêmio ganha de presente a marcha Ode ao Recife (autoria de João Araújo e Nuca Sarmento, com a interpretação do próprio Nuca Sarmento e do grupo Voz do Capibaribe). Homenagens emocionantes como essas, ainda podem ser escutadas ao se fazer referências a alguns Blocos Líricos. É o caso do frevo-de-bloco Amantes Camarás (autoria de João Araújo e Luciano Magno) que homenageia a Cidade de Camaragibe, bem como o Bloco Carnavalesco Amantes das Flores de Camaragibe. Ou também na composição Flor da Lira dos Olhos Meus (autoria de João Araújo e Luciano Magno), onde se faz reverência à Olinda e ao Bloco Flor da Lira de Olinda.

A emoção e o prazer onírico não param por aí. Tem muito mais. No total, são 14 composições cheias de nuances e passeios pelos tesouros do mundo carnavalesco de Pernambuco. Um repertório denso elaborado com esmero e carinho, feito para se escutar com toda a atenção e ser tomado, a cada instante, por uma surpresa agradável. Vale à pena conferir, se entregar nesta viagem sonora e descobrir tudo o que essas canções têm para nos oferecer e revelar através de um casamento perfeito entre Música e Poesia.


Luciano Magno: Homenageado do Carnaval 2015

Para as programações relativas ao Carnaval de 2015, o Bloco homenageia o músico, produtor, compositor e cantor Luciano Magno.



Luciano Magno Costa Tenório, possuidor de uma musicalidade incomum, traz do berço as primeiras influências, devido à paterna presença do cavaquinho e do acordeon, durante a sua infância em Paulo Afonso. Muito cedo, o seu talento tornou-se requisitado, tendo já gravado e participado de muitas turnês com vários artistas como, por exemplo, Alceu Valença, Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Nando Cordel, Sivuca, Elba Ramalho, Fafá de Belém, André Rio, entre tantos outros. 


Luciano Magno e João Araújo


Luciano Magno vem realizando um trabalho criterioso de criação e recriação da nossa música, bem como de divulgação da mesma para os quatro cantos do Mundo. Dos gêneros musicais que compõe, damos destaque aqui para aqueles especialmente prestigiados pelos pernambucanos: o baião, o frevo, o xote e o maracatu. O seu trabalho chama a atenção tanto de leigos, quanto de especialistas: a harmonia dos seus frevos-de-rua, por exemplo, já ganharam inúmeros adeptos, que estudam e analisam o seu método Guitarra no Frevo, lançado já há alguns anos.



João Araújo, Rute Farias, Luciano Magno e Dalva Torres


A agenda de Luciano Magno, que recebeu em 2012 o Título de Cidadão de Pernambuco em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, está sempre lotada. Viaja bastante para apresentar shows instrumentais em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Los Angeles, Berlin ou Madri. Comanda Wokshops e participa de Feiras Musicais sobre técnicas de Guitarra. Produz videos para o seu Canal no Youtube. É responsável pela Produção Musical de programas de TVs, Festivais de Música, além de ser requisitado para produzir os trabalhos de diversos outros artistas. É autor de uma variedade de CDs, sejam eles instrumentais ou cantando as suas próprias composições e também com parceiros musicais. Participa de grandes turnês internacionais pela Europa e pelas Américas. Enfim, uma vida dedicada à Música, em seu termo mais amplo, mergulhando de corpo e alma com muito afinco e profissionalismo no trabalho artístico.


Luciano Magno


Por esse precioso legado que o artista Luciano Magno representa e vem construindo seja com a sua carreira solo ou em parceria com outros artistas, por tudo isso aqui rapidamente destacado e ainda por muito mais detalhes que poderiam ser sublinhados, a Trupe Lírico Musical Um Bloco em Poesia tem a honra de homenagear Luciano Magno: um merecido reconhecimento pela seriedade, empenho e inteligência de um artista que, onde chega, representa a cultura musical do nosso País. Parabéns Luciano por tudo o que você tem feito pela música de Pernambuco, pela música Nordestina e pela música brasileira.


Canal de videos do artista Luciano Magno:
https://www.youtube.com/user/thebrazilianjazz/videos

Sem comentários: